História

Decorrente uma necessidade expressa por muitos Técnicos de Radioterapia de que é importante que a nossa profissão tenha uma entidade que a represente, em Setembro de 2005 reuniram-se alguns profissionais e assim, um pequeno grupo iniciou um conjunto de ações que dariam origem à Associação dos Técnicos de Radioterapia (ART).

Ainda durante o mesmo ano, foram realizados alguns contactos com outros profissionais da área, que através do testemunho e do conhecimento pessoal, fizeram sentir esta necessidade à classe. Desta forma, este grupo elaborou os primeiros estudos dos estatutos que fundamentaram a criação da ART.

Em 27 de Março de 2006 foi lavrada a escritura oficial da constituição da Associação dos Técnicos de Radioterapia. Neste período é iniciado o processo de votação dos órgãos sociais, de acordo com os estatutos que haviam sido aprovados e com as necessidades estruturais da associação.

Numa Assembleia Geral de 11 de Maio de 2006, os estatutos foram analisados, discutidos e aprovados.

Em 8 de Julho de 2006, realizou-se em Lisboa uma apresentação oficial da ART para todos os profissionais e estudantes interessados.

Eleita a primeira Direcção, iniciaram-se vários contactos com entidades oficiais e com outras associações profissionais. Realizaram-se as primeiras actividades de interesse para os associados.

No dia 21 de Julho de 2007 foram eleitos os novos Órgãos Sociais da ART e foram propostas pela nova Direcção, alterações aos Estatutos tendo sido estas aprovadas por unanimidade em 25 de Agosto de 2007.Tendo vindo a efectuar actividades e representando a profissão em diversas ocasiões desde a sua criação.

As actividades realizadas pela ART incluem um grande leque de acções, desde o apoio a congressos, colaborações com as instituições superiores onde são ministrados os cursos de Radioterapia assim como com outras associações nacionais e europeias, realização dos próprios congressos até a ocasiões mais individuais como o apoio a recém-licenciados, profissionais ou estudantes de Radioterapia que recorrem à associação.

A ART está também envolvida sempre que é necessária a representação dos Técnicos de Radioterapia, sempre com o ideal de que os profissionais são a nossa prioridade.

Finalmente em 2013, como sintoma de vitalidade, novas eleições decorreram e novos orgão sociais foram escrutinados, sendo certo que o carisma que norteia a instituição será alavancado e maximizado para o bem de todos e de cada um.